Páginas

1 de janeiro de 2011

ANDRADA, EL GATO


Quando Andrada chegou ao Vasco, em 1969, deu fim à agonia dos torcedores – estava insuportável o entra-e-sai de goleiros instáveis na equipe. Seguro, sereno e perfeito debaixo das traves, o argentino quebrou longo jejum, conquistando títulos pelo clube.

Na Argentina, foi apelidado de "El Gato", sua agilidade, colocação, arrojo e as saídas perfeitas do gol, o tornaram um nome legendário e obrigatório quando se fala dos principais goleiros do Vasco. A habilidade que possuía com a bola o propiciava participar das jogadas como um autêntico líbero.

Andrada quase impediu o 1000º gol de Pelé. Sem querer entrar para a história como o goleiro que sofreu o gol do século, praticou defesas impressionantes na partida contra o Santos, como uma de mão trocada, em chute do Rei. Só de pênalti, Pelé conseguiu marcar o milésimo gol da sua carreira. O arqueiro vascaíno ainda raspou na bola.

A ascensão de Mazzarópi como goleiro no Vasco, deve-se a Andrada, que o treinou e serviu de inspiração para a posição. Em 1971, muitos jornalistas fizeram campanha para que Andrada se naturalizasse: queriam-no a serviço da seleção brasileira.

Essa ambição fez com que Andrada se naturalizasse brasileiro e o tornou o primeiro, e até hoje único, estrangeiro a vestir a camisa canarinho, em 1976, defendeu as cores do Brasil contra um combinado formado por jogadores estrangeiros, mas, infelizmente, essa partida não foi considerada oficial.


Apelido: El Gato
Período: 1969 a 1975
Títulos:
  • Campeonato Brasileiro - 1974
  • Campeonato Carioca - 1970

FICHA:

Nome: Edgardo Noberto Andrada
Data de nascimento: 21 de janeiro de 1939
Local de nascimento: Rosário, Argentina
Posição: Goleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário