Páginas

1 de janeiro de 2011

BELLINI


Quando o leitor da Manchete, no final de novembro de 1959, abriu a revista e avistou a elegância de Bellini, em página inteira, indicando politicamente, que não tinha decisão formada sobre em quem votar na sucessão presidencial, milhares de pessoas também ficaram na dúvida se Jânio Quadros era mesmo melhor opção que o Marechal Lott.

O zagueiro estava na crista da onda, era o dono do país. No ano anterior, ganhou tudo que disputara: Rio-São Paulo, Copa do Mundo e o Super-super-campeonato Carioca. No Mundial ditou moda: pela primeira vez um jogador levantou a Taça Jules Rimet para dividir a emoção com o público.

Bonito, atlético, de futebol simples, mas eficaz, Bellini era guerreiro. Mais que isso, um vencedor. Compensava a pouca técnica com vigor e chutões que aliviavam qualquer goleiro e seus torcedores. Sério e firme, o beque, lançado por Flávio Costa em 1952, tornou-se o maior capitão da história do Vasco.

Hoje, Bellini é estátua no Maracanã. Foi ele, um jogador do Vasco, o primeiro a levantar uma taça de campeão do mundo pela Seleção Brasileira.


Período: 1952 a 1963
Títulos:
  • Campeonato Carioca - 1952/56/58
  • Torneio Rio-São Paulo - 1958

FICHA:

Nome: Hideraldo Luís Bellini
Data de nascimento: 21 de junho de 1930
Local de nascimento: Itapira - SP, Brasil
Altura: 181cm
Peso: 83 kg
Posição: Zagueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário