Páginas

1 de janeiro de 2011

HELENO DE FREITAS


Heleno foi o primeiro craque-problema do futebol brasileiro, mas ao mesmo tempo que parecia um descontrolado, era capaz de lances geniais com sua habilidade e técnica refinada.

Os adversários perceberam que ele era pavio-curto e lhe deram o apelido de "Gilda", nome de um personagem da atriz americana Rita Hayworth, em filme de mesmo nome que fez sucesso na década de 40. Como se esperava, a brincadeira deixava Heleno muito irritado. Certa vez, engalfinhou-se com Lelé, que ainda jogava no Madureira e a polícia teve que ser chamada para separar os dois que anos depois seriam companheiros no Vasco.

Fora de campo, no entanto, era um galã e um gentleman. Figurava nos cassinos e clubes da High Society, tinha ternos cosidos pelo alfaiate de Getúlio Vargas e um Caddilac na garagem.

Heleno jogou no Vasco em 1949, no esquadrão que era o Expresso da Vitória e no ano seguinte foi jogar na Colômbia, quando Heleno retornou ao Brasil tentou uma nova chance no Vasco, porém, era desafeto do treinador Flávio Costa, que o recebeu da forma mais hostil possível. Heleno, sacou um minúsculo revólver e apontou para o treinador vascaíno, que fora da polícia especial e desarmou o atacante e ainda lhe deu uns murros. Heleno saía pela última vez de São Januário. Foram 24 jogos e 19 gols com a camisa cruzmaltina.

A vida de boêmio começou a precipitar o final de sua carreira. Com sífilis cerebral contraída após se tornar um viciado em éter perfumado, pendurou as chuteiras jogando 20 minutos no Maracanã pelo América-RJ.

Morreu aos 39 anos, esquecido e abandonado num hospício mineiro.


Falecimento: 08/11/1959
Período: 1949
Títulos:
  • Campeonato Carioca - 1949

FICHA:

Nome: Heleno de Freitas
Data de nascimento: 12 de fevereiro de 1920
Local de nascimento: São João de Nepomuceno - RJ, Brasil
Posição: Atacante

Nenhum comentário:

Postar um comentário