Páginas

1 de janeiro de 2011

JUNINHO PERNAMBUCANO, O REIZINHO


Revelado pelo Sport, Juninho chegou a São Januário prometendo muito. E cumpriu. Chegou com 20 anos e iniciou uma fase de ouro com vários títulos conquistados. Meia completo, Juninho chuta muito, tem disciplina e inteligência.

Chegou a ser menosprezado por alguns jornais, que disseram na época que o Vasco tinha contratado falsos Juninho e Leonardo. Os verdadeiros seriam, respectivamente, o meia paulista e o lateral da última Copa. Realmente o centroavante Leonardo não emplacou, mas Juninho...

Hábil e dono de um chute venenoso tornou-se o maestro do meio-campo do supertime do Vasco. Sua grande resistência física também o tornou um marcador implacável. Com apetite por vitórias, o meia dava carrinhos na bola e passes primorosos. Vibrava com o jogo e furava defesas com chutes calibrados. Depois de Ademir, Vavá e Almir, mais um ídolo pernambucano na Colina.

Sucessor de Arthurzinho no posto de "Reizinho de São Januário", conseguiu um carinho descomunal da torcida vascaína e já declarou que em respeito a torcida jamais jogaria no Flamengo.

Na Libertadores 98, marcou um gol de falta improvável no River Plate da Argentina, que classificou o Vasco para a final da competição. Na final, deu os lançamentos para Luizão e Donizete selarem a vitória histórica.

As dificuldades do Vasco na final do Brasileiro de 2000 terminaram aos 29 minutos, quando Romário ajeitou para Juninho, na risca da grande área. Bola no ângulo, enquanto o Maracanã pedia para o craque permanecer no Vasco, Juninho, emocionado, nem comemorou. Apenas abraçou o artilheiro no seu último jogo pelo time.


Apelido: Reizinho
Período: 1995 a 2001 e 2011 a 2012
Títulos:
  • Copa Libertadores da América - 1998
  • Campeonato Brasileiro - 1997/2000
  • Copa Mercosul - 2000
  • Campeonato Carioca - 1998
  • Torneio Rio-São Paulo - 1999

FICHA:

Nome: Antônio Augusto Ribeiro Reis
Data de nascimento: 30 de janeiro de 1975
Local de nascimento: Recife - PE, Brasil
Altura: 179 cm
Peso: 74 kg
Posição: Meio-Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário