Páginas

1 de janeiro de 2011

PINGA


Defendeu o Vasco por rápidos dez anos, pelo menos, é assim que o torcedor vascaíno que o viu em campo deve ter pensado quando ele foi se aposentar no Juventus de São Paulo. Com uma velocidade impressionante e extrema visão de gol, o matador Pinga rapidamente conquistou os corações vascaínos.
Pinga despertou interesse dos dirigentes vascaínos na temporada de 1952, quando ainda jogava pela Portuguesa e foi campeão e artilheiro do Torneio Rio-São Paulo, campeão brasileiro pela seleção paulista e campeão pan-americano no Chile. Resultado? O Vasco na maior transação do futebol brasileiro na época assegurou a contratação de Pinga.

A maior contratação do Vasco atuou como ponta-de-lança apenas por quatro anos porque com a chegada do treinador Martim Francisco, o jogador foi recuado para a ponta esquerda, já com 32 anos. Desfilando por ali, Pinga ajudou o Vasco a conquistar o Torneio de Paris de 1957.
No ano seguinte, conquistou o Torneio Rio-São Paulo e o campeonato carioca do mesmo ano, o histórico Super-Supercampeonato contra Flamengo e Botafogo.

Só em Campeonatos Cariocas, o artilheiro Pinga, marcou mais de cem gols com a camisa vascaína. No total, Pinga marcou 232 gols pelo Vasco, na época, ficou atrás apenas de Ademir Menezes, hoje, ainda é o quarto maior artilheiro do Vasco em todos os tempos.

Falecimento: 08/05/1996
Apelido: Pinga Fogo
Período: 1952 a 1961
Títulos:
  • Campeonato Carioca - 1956/58
  • Torneio Rio-São Paulo - 1958

FICHA:

Nome: José Lázaro Robles
Data de nascimento: 11 de fevereiro de 1924
Local de nascimento: São Paulo - SP, Brasil
Posição: Atacante e Meio-Campo
Jogos pelo Vasco: 466
Gols pelo Vasco: 250

Nenhum comentário:

Postar um comentário